Quem não quer ser jovem para sempre? Você já deve ter ouvido falar do bilionário que gasta milhões com uma equipe médica para tentar ter 18 anos novamente e dos exploradores por séculos desbravando o mundo em busca da fonte da juventude. É claro que queremos ser jovens para sempre. A notícia boa é que, em alguma medida, é possível se manter jovem e saudável mesmo alcançando uma idade avançada.
Gerenciar o envelhecimento não é encontrar a fonte da juventude, mas um jeito de se reconhecer no espelho e de não ficar tão surpreso com as mudanças que vão acontecer com o passar dos anos. Há vários equipamentos e protocolos que podem ser usados no gerenciamento do envelhecer estético. Conheça mais sobre eles logo abaixo:
Equipamentos que controlam o envelhecimento
Lasers: existem lasers que atingem a primeira camada da pele. Um deles é o laser de Thulium (Lavieen), que tem um efeito peeling. Outro é o CO₂, que é mais abrasivo. Também existem os lasers que tratam a derme, os ligamentos musculares da face e estimulam o colágeno a longo prazo, como o Fotona 4D.
Ultrassom microfocado: de nome comercial Ultraformer ou Ulthera, tem efeito parecido com os lasers que atingem camadas profundas. Age melhorando a aderência entre músculo e pele ao mesmo tempo que estimula o colágeno da área onde é aplicado, promovendo um efeito de lifting.
Injetáveis de prevenção e embelezamento
Ácido poli-L-lático: bioestimulador, mais conhecido como Sculptra ou Elleva (de maior duração). Ele age estimulando colágeno por dois a três anos, preservando as células de gordura e ocupando suavemente volumes perdidos pela idade de forma controlada.
Hidroxiapatita de cálcio: mais conhecida como Radiesse, também é um bioestimulador de colágeno. Seu efeito volumizador é um pouco mais notável de imediato e atua por até dois anos.
Toxina botulínica: amplamente conhecido como botox, faz mais do que só paralisar os músculos e esticar os vincos. A toxina botulínica previne a formação e o aprofundamento de rugas e linhas de expressão, além de educar os músculos e os movimentos faciais de quem aplica mesmo após o fim do efeito de paralisação muscular. A aplicação é geralmente feita a cada três meses ou a cada seis meses.
Preenchimento com ácido hialurônico: o ácido hialurônico gerencia envelhecimento ao dar estrutura para o rosto. Por exemplo: um rosto com queixo retraído ou com ossos zigomáticos (maçãs do rosto) tímidos ganha o aspecto de derretimento mais rapidamente, pois falta uma estrutura óssea que sustente a pele, a gordura e os músculos. O ácido hialurônico age substituindo essa estrutura e, como bônus, embelezando o rosto. Dura de um a dois anos.
Profhilo: apesar de ser composto 100% de ácido hialurônico, não é um preenchedor, mas um biorremodelador celular. Restaura tecidos sem volumizar, melhora a qualidade da pele, hidrata e retarda o envelhecimento.
Tratamentos mais simples, porém efetivos
Limpeza de pele: tratamento eficaz no controle da acne e prevenção de manchas. Deve ser realizada a cada 30 dias para obter os benefícios.
Peelings* diversos: tratamento com níveis variados de profundidade, porém costuma ser superficial. Elimina manchas, renova a primeira camada da pele, ameniza rugas. Deve ser realizado com espaçamento de um mês ou poucos meses.
*Apesar de ser chamado de peeling, o peeling de fenol é um procedimento cirúrgico.
Microagulhamento: tratamento amplamente estudado que geralmente atinge a camada córnea da pele (camada mais superficial acima da epiderme). Também elimina manchas, promove renovação celular e ameniza rugas. Deve ser realizado com espaçamento de um mês ou poucos meses.
Tratamentos estéticos não são as únicas opções de tratamento médico para parecer jovem
O gerenciamento do envelhecer vai além dos tratamentos estéticos e beneficia integralmente o corpo e suas funções, pois ele abrange diversos aspectos, desde a saúde mental até a sua saúde física e hormonal. Esses são alguns exemplos do que pode ser feito para beneficiar a estética do seu corpo:
Reposição hormonal: estratégia para repor hormônios que tiveram sua produção diminuída. Além de melhorar a estética dos músculos por conta da reposição de testosterona em homens e em mulheres (pasme), a reposição hormonal também melhora a disposição para a atividade física, além de melhorar a aparência da pele e a distribuição de gordura corporal, que também é controlada pelo estrogênio e pela progesterona.
Acompanhamento nutricional: como você já deve estar cansado de saber, a alimentação influencia na saúde da sua pele e no acúmulo de gordura boa ou ruim. As gorduras trans, cheias de ácidos graxos insaturados, tendem a ser transformadas em gordura visceral, que é sempre acumulada na região do abdômen, abaixo dos músculos.
Emagrecimento controlado: A perda de peso drástica e rápida envelhece, dado que a pele estava adaptada a um certo volume corporal. Se o emagrecimento é controlado, a adaptação é mais branda. O efeito sanfona também tem consequências visíveis na pele, tornando necessário um acompanhamento para evitar esse emagrecimento descontrolado.
Infusão de glutationa: A glutationa é um antioxidante cuja função é a recuperação celular e eliminação de toxinas, e também tem o papel de inibir a produção de melanina. Os níveis de glutationa no corpo diminuem à medida que envelhecemos, começando a partir dos 40 anos.
Rotina de skincare para a saúde da pele: a rotina de skincare não serve apenas para manter a pele jovem, mas também para manter a função primordial da sua pele, que é te proteger.
Atividade física: a prática de exercícios aeróbicos e de fortalecimento muscular retarda o declínio de funções orgânicas, mantém o controle do metabolismo e constrói uma reserva muscular que é ainda mais necessária conforme envelhecemos, tendo em vista que perdemos músculos, mobilidade e capacidade cardiorrespiratória com o passar dos anos.
É possível se manter jovem e saudável mesmo alcançando uma idade avançada
Existem vários aspectos que você pode estar descuidando em si que prejudicam o seu corpo e a sua aparência com o passar dos anos. Por exemplo, não fazer acompanhamento com médico, não praticar atividades físicas, não usar protetor solar, se alimentar somente com ultraprocessados cheios de gordura e açúcar. Para fazer o caminho oposto do descuido, deve-se adotar os tratamentos sugeridos, dado que essas práticas diárias de cuidado não apenas retardam os sinais visíveis do envelhecimento, como também promovem uma vida plena e satisfatória.
Cada indivíduo é único, e os efeitos do tempo se manifestam de maneira diferente em cada pessoa. Portanto, o gerenciamento do envelhecimento deve ser personalizado com um médico e/ou profissional da saúde, levando em conta as necessidades específicas de cada um.
Outro aspecto importante a considerar é que o envelhecimento é um processo multifacetado, influenciado por fatores como genética, hormônios, alimentação, nível de exposição solar, poluição, etc. Por isso, além dos tratamentos cosméticos tradicionais, como hidratantes, ácidos e procedimentos estéticos, o gerenciamento eficaz do envelhecimento pode envolver mudanças no estilo de vida, como práticas de autocuidado e de prevenção que você pode fazer com o nosso auxílio, seja em uma consulta on-line ou em uma das nossas unidades físicas.
A prevenção do envelhecimento é apenas uma forma de se manter tão jovem quanto você se sente no seu interior. Aos 40 ou 50 anos, você provavelmente ainda se identifica mais com a sua aparência dos 30 anos. Se você tem 25, aos 30 quer ter uma aparência condizente com a sua fase da vida. Podemos abraçar o envelhecimento como parte natural da vida, sem necessariamente aceitar todas as quedas faciais e as mudanças que te impedem de continuar se reconhecendo em seu próprio corpo.
Em resumo, gerenciar o envelhecimento é um processo complexo, que vai além da superfície. Envolve adotar uma abordagem holística que considere não apenas a estética, mas também o bem-estar físico, mental e a aceitação de si.
Nós da Medstation oferecemos o acompanhamento completo, com tratamentos que soluciona queixas relacionadas à aparência física, à disposição a até à saúde mental. Agende uma consulta e fique tão jovem quanto se sente!
Lembre-se: é possível se manter jovem e saudável mesmo alcançando uma idade avançada.