Skip to main content

Você pode ser um imigrante e médico brasileiro nos EUA e, ao mesmo tempo, ser muito bem-sucedido.

O imigrante pode até não saber, mas é a solução que os países desenvolvidos precisam. Ele é o amparo do país que escolheu. Agora, os nascidos em países desenvolvidos precisam reconhecer a NECESSIDADE do trabalho do imigrante.

“Dai-me seus fatigados, seus pobres, suas massas amontoadas ansiosas por respirar liberdade”. Essa frase é parte do poema que está escrito na Estátua da Liberdade, um trecho que mostra como um país que respira liberdade pode trazer liberdade de diversas formas para os pobres, fatigados e necessitados por liberdade em outras nações. Esse poema significa que lá, no país da Estátua da Liberdade, você é bem-vindo para ser livre e próspero.

Apesar das óbvias dificuldades da imigração, do mesmo jeito que o imigrante e médico brasileiro precisa da liberdade que os EUA oferecem, esse país precisa desses trabalhadores.

No futuro, quem agora bloqueia a entrada de imigrantes estará pedindo de joelhos para que os que antes foram expulsos morem e trabalhem no país. Vamos te explicar o porquê.

É claro que nenhum país escancara as suas portas e que é necessário atender requisitos mínimos, com razão, para a imigração dentro da legalidade; mas também é importante lembrar que os EUA têm afrouxado as regras para imigração e que países da União Europeia discutem entre si novos programas para atender imigrantes.

Mas esses países têm um motivo para dar esses incentivos.

No futuro, quem agora bloqueia a entrada de imigrantes estará pedindo de joelhos para que os que antes foram expulsos morem e trabalhem no país. Vamos te explicar o porquê.

Em países desenvolvidos faltam trabalhadores jovens, e esse problema só vai piorar. A previdência, em muitos países, se assemelha a um esquema de pirâmide: a base da pirâmide, trabalhadores, sustenta os aposentados do topo. Isso se torna um problema quando o número de jovens não é suficiente para sustentar a população idosa, que só aumenta.

A taxa de natalidade em muitos países desenvolvidos, que já é baixa, vai cair e a força de trabalho vai ser ainda menor. Sem trabalhadores mais jovens para pagar impostos, a economia enfraquece e o sistema previdenciário quebra.

O diretor mundial de economia do Credit Suisse First Boston (CSFB), Giles Keating, fez uma declaração que comprova o nosso ponto: “A bomba-relógio das aposentadorias não pode ser analisada isoladamente. Os países emergentes têm tido um aumento de população e hoje possuem populações muito mais jovens”. Ou seja, a previdência é uma bomba-relógio e imigrantes de países emergentes são a solução para desarmar essa bomba.

Os imigrantes, com sua disposição para trabalhar e contribuir economicamente, resolvem a questão. Mas aí você pensa: os problemas que os imigrantes enfrentam fazem valer esse futuro?

Claro que sim.

Concordamos que morar fora pode ser especialmente difícil pelos perrengues que os brasileiros passam, mas nós conseguimos superar isso. A Carla é um exemplo: mudou para os EUA atrás de uma vida melhor, mas não conseguia conversar com vizinhos e não era bem atendida nos lugares, inclusive em consultas médicas… Mas os perrengues acabam valendo a pena: o dinheiro entra na conta, ela tem segurança ao andar na rua e a educação lá é de alto nível.

No começo, cada pequena conquista parecia uma grande vitória para ela – desde fazer uma consulta médica em inglês até fazer compras sem ajuda. Com o tempo, Carla se adaptou e encontrou a Medstation, nossa clínica brasileira no mundo e encontrou comunidades brasileiras. Com isso, ela transformou dificuldades em oportunidades e por isso, hoje, compartilhou essa experiência com a gente, para ajudar outros na mesma situação. Morar fora não é fácil, mas com perseverança e apoio, é possível superar as dificuldades e construir uma nova vida.

Você, brasileiro que mudou de país, merece uma vida melhor num país rico e merece um bom atendimento médico na sua língua.

E você, médico ou profissional da saúde que deseja ter uma carreira internacional, essa é a sua chance. Venha para uma de nossas unidades e saiba como ser médico brasileiro nos EUA. Tenha uma vida mais feliz aqui e conte com a gente para cuidar de você e te acompanhar enquanto isso.

Leave a Reply